Dicas

Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

De acordo com estimativas realizadas pelo Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 3 milhões de brasileiros vivem fora do país. Desse total, quase a metade, ou seja, em torno de 1,4 milhão moram nos EUA.

É preciso pesquisar muito antes de tomar qualquer decisão para evitar problemas com a imigração ainda mais por conta do enrijecimento das regras migratórias impostas pelo governo de Donald Trump, por isso, neste texto você vai encontrar tudo que você precisa saber para morar nos EUA.

Vistos

Conseguir um visto para morar nos Estados Unidos legalmente ainda é o sonho de várias pessoas, apesar de o país estar passando uma fase instável devido ao atual presidente. Muitos brasileiros têm vontade de tentar uma vida melhor na terra do famoso “Tio Sam” e nessas horas, informação é tudo.

Reentry Permit para Green Card – O que é isso?

É uma permissão de reentrada nos EUA para portadores de Green Card que precisam se ausentar por longos períodos. A obtenção de uma permissão de reentrada antes de deixar os Estados Unidos é essencial para evitar futuros problemas durante seu retorno, além de permitir que um residente permanente ou condicional solicite a admissão nos Estados Unidos em qualquer momento enquanto esta permissão estiver válida, sem a necessidade de obter um visto de residente (visto SB-1) de uma embaixada ou consulado dos Estados Unidos no exterior.

Extensão do visto de turista nos EUA

Nunca deixe para pedir a extensão depois que seu tempo já tiver expirado, caso o faça você já será considerado fora de status ou ilegal e a probabilidade do seu requerimento ser negado é alta.

Documento local

Aqui nada se faz sem o Social Security Number (SSN), que é o seguro social ou o CPF, como chamamos no Brasil. Parece exagero, mas não é. Esse cartão é o seu “passe livre” no país.

O SSN é utilizado para informar o seu salário ao governo americano e para comprovar a elegibilidade da pessoa para os benefícios do mesmo. Você precisa do Seguro Social para trabalhar, obter seus benefícios e receber algum outro serviço do governo.

Conta bancária

Se você mora nos EUA e ainda não possui uma conta bancária ou está se planejando para vir, saiba que ter uma conta em banco é muito fácil e rápido.

Sistema de saúde

Basicamente, todo plano de saúde virá com os seguintes termos: Premium, Copay, Deductible, Out of Pocket Maximum, Coinsurance. Entender cada um destes termos facilita na sua escolha, tendo em vista que estes termos estão ligados ao estilo de vida de cada pessoa e à frequência com que a mesma vai ao médico.

Nos Estados Unidos, não existem Planos de Saúde e sim Seguros Saúde. A medicina praticada é a curativa e não preventiva, via de regra. Isso quer dizer que o Seguro Saúde cobre pacientes diagnosticados com alguma doença. Então, se você foi ao médico com o intuito de fazer um simples check-up, prepare-se, pois a conta poderá ser alta.

Sistema de ensino

Diferenças entre escola pública e particular 

Duas diferença entre as escolas:

  • A escola particular exige legalidade da condição imigratória, já na escola pública toda e qualquer criança pode e deve estudar independente da sua situação ou da dos pais;
  • A escola pública não tem uniforme e as escolas particulares exigem o uniforme.

Alguns pontos em comum entre as duas:

  • Quando o aluno é aceito na escola, não sendo fluente em inglês o ESL program (English as second language, Inglês como segunda língua) é oferecido gratuitamente;
  • A escola é integral, geralmente de 7:45/8:00 da manhã às 2:45/3:00 da tarde;
  • O almoço não está incluído: pode ser levado de casa, comprado na cafeteria/cantina da escola (para estudantes da rede pública, é possível solicitar desconto no valor do almoço mediante comprovação de baixa renda.) Valores variam de U$ 3.75 a 5.75 dólares por dia.

Mestrado e doutorado nos EUA

Quero mestrado e não doutorado. O processo é o mesmo?À exceção de engenharias, veterinária, nutrição e outras poucas áreas, mestrados são relativamente incomuns aqui. O pessoal sai da graduação e entra no doutorado direto. Se você quer mestrado em uma área que só oferece doutorado, faça o mestrado no Brasil e venha para o doutorado nos EUA – o que, aliás, fortalece o seu currículo. Se você é de alguma área em que mestrados são mais comuns, saiba que o processo é o mesmo, mas é mais difícil encontrar um programa que pague o seu salário.

Fonte:
https://www.brasileiraspelomundo.com/tudo-que-voce-precisa-saber-para-morar-nos-eua-0604111399